Robert Pirsig (in: "Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas")

sábado, 23 de janeiro de 2010

PROSSEGUE "DIÁLOGO" ECUMÊNICO NA NIGÉRIA ... (tsc tsc tsc)





CONFLITO RELIGIOSO DEIXA 460 MORTOS NA NIGÉRIA, DIZEM ATIVISTAS DOS DIREITOS HUMANOS
(in: http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2010/01/20/ult1859u2280.jhtm )

O número de mortos após quatro dias de conflitos religiosos entre muçulmanos e cristãos na cidade de Jos, no norte da Nigéria, chegou a 460, de acordo com ativistas dos direitos humanos e um oficial da mesquita da cidade.

Nesta quarta-feira (20), centenas de policiais e seis unidades militares tomaram as ruas para exigir o cumprimento do toque de recolher estipulado pelas autoridades.

Apesar de a violência ter diminuído nos últimos dias, a população não tem saído de casa e as ruas da cidade estão desertas. Muitas empresas também permanecem fechadas desde que a cidade se transformou em palco de confrontos sangrentos.

A diminuição da violência permitiu que funcionários da mesquita resgatassem mais corpos de bairros nos arredores de Jos. "Nós encontramos mais de 200 corpos próximos à mesquita em Kuru Gada Biu e mais 22 em Mai Adiko", disse o oficial Muhammad Tanko Shittu.

De acordo com a polícia, os dados oficiais são 35 mortos, 40 feridos e 168 detidos, desde domingo. Números bem menores comparados aos divulgados pelos grupos locais.

O conflito começou no domingo (17) após uma discussão entre vizinhos muçulmanos e cristãos sobre a reconstrução de casas destruídas em 2008, durante outro incidente.

Jos fica no centro da Nigéria - entre o norte, de população majoritariamente muçulmana, e o sul, onde a maioria é cristã ou segue religiões tradicionais locais.

*Com informações da Reuters

Nenhum comentário: