Robert Pirsig (in: "Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas")

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DO SITE "ATEUS DO BRASIL" SOBRE O CASO DATENA



(a figura acima é uma fotografia do vídeo disponível no site do YOUTUBE)

Saiu mais um vídeo do Datena comentando a sua “perseguição religiosa” no YouTube. Supostamente foi filmado do seu programa de ontem, dia 13 de setembro de 2010. O estranho é que o Datena não parece entender o que ele faz de errado.

Como sou um cara bacana, vou explicar aqui, caso ele queira ler e entender a coisa toda, o que tá acontecendo. Vou me basear somente no vídeo acima.

O primeiro problema, que pode ser visto no vídeo acima, é que o Datena afirma que uma pessoa religiosa não pode, não consegue, ser uma pessoa ruim. Supostamente a crença em Deus impediria a pessoa de cometer crimes devido às mensagens de paz e amor que a Bíblia contém. Esse é um erro grave não porque ele confia nos seus colegas de fé, mas porque dizendo isso ele assume que todos os bandidos que ele apresenta no programa simplesmente são pessoas sem fé e não religiosas. A resposta que eu dou é que ele vá até as penitenciárias e pergunte quantas pessoas lá já foram ateístas. Ele vai ver que a maioria das pessoas sempre teve uma religião e, ainda assim, cometeu crimes e está atrás das grades. Se ele dissesse que essas pessoas apenas não estavam seguindo os mandamentos de Cristo, até era aceitável pois essas coisas são passíveis de interpretações.

Depois, ele afirma que respeita o ateu e que aceita “que ele viva com a solidão dele” . Dá pra levar a sério uma mensagem assim? Ateus não vivem sozinhos, como se fossem eremitas morando em cavernas. Todo mundo vive em sociedade de maneira muito similar. Eu tenho família e amigos igual a maioria das pessoas. Isso mostra que ele tem um preconceito muito grande contra os ateus e não consegue esconder. Mas até aí tudo bem porque achar que ateus são solitários não é exatamente uma ofensa. Eu acho que crente evangélico não são pessoas que conseguem segurar a grana na carteira, por exemplo, e isso é um preconceito da minha parte mas tal afirmação não é exatamente um crime. Tenho certeza que os pastores até gostariam que a minha visão fosse a realidade.

Depois ele diz que os ateus que respeitam as leis dos homens ficam fora de suas críticas. Bom, é o que ele diz agora. Até ser processado, ele foi bastante categórico em afirmar que para cometer crimes era necessário ser ateu e que ser ateu necessariamente levava a pessoa a cometer crimes.

Então ele diz que os ateus não tem isenção pra fazer o que quer só por que não acreditam em Deus. Outro conceito errado. Ateus seguem as leis geralmente melhor que os religiosos e não vão pra cadeia em igual proporção. Nos Estados Unidos, 2% da população se diz ateísta, mas na população carcerária, somente 0,02% afirmam o mesmo. Ateus sabem que tudo tem consequências e que não adianta rezar pra não ir preso ou que tenha algum motivo para cometer um crime e esperar que Deus ache que tal crime tenha sido merecido e, portanto, que vá ajudar o criminoso a se manter fora da prisão. O caso do monsenhor que foi preso com dinheiro na cueca é um caso desses. Ele disse que Deus iria vingá-lo por ter sido dedado cometendo evasão de divisas. Um ateu nunca faria algo assim. Isso sem contar de casos de evangélicos matando a família por causa de dízimo ou patrões por acharem que eles tenham demônios no corpo.

Depois ele fala que os religiosos que matam pessoas “estão sob seu crivo de comentários”. Não é o que parece. Ele nunca fala em falsa religião ou em pessoas que distorcem os ensinamentos da Bíblia. Ele fala sempre em pessoas sem Deus no coração. Ele não vê um religioso criminoso como sendo religioso. Mais uma vez, um preconceito de sua parte.

Então ele fala que os ateus não vão calar sua boca de jeito nenhum e que está sendo perseguido religiosamente. Ele acha que os ateus o estão perseguindo por ele ser uma pessoa de Deus quando o problema mesmo é que ele está falando merda na TV. Eu não dou a mínima para o que ele pensa, mas no momento que minha avó tá assistindo o programa dele e ele diz que eu sou uma pessoa ruim por ser uma pessoa sem religião isso me ofende bastante. E se ele continuar ofendendo os ateus em público, nós vamos sim calar sua boca e tirar seu programa do ar. Entendeu? Pensar que ateus são ruins tá OK, mas dizer isso na TV não.

Logo em seguida ele diz que os ateus estão tentando fazê-lo deixar de acreditar em Deus também. Em primeiro lugar, isso é mentira. Eu não dou um centavo furado pelo que o Datena pensa. Ele pode ser crente o quanto quiser pois isso é puramente problema dele. É ele que tá apoiando uma instituição que defende pedófilos, não eu. Em segundo lugar, pessoas religiosas como ele é que estão tentando fazer os ateus acreditarem em Deus, pelos meios mais diversos. Ele mesmo não pára de martelar na TV que ateus são ruins e que as pessoas precisam ter Deus no coração. Se isso não é tentativa de converter, eu não sei o que é.

Depois ele tenta usar os números. “São bilhões de pessoas que acreditam em Deus”. E daí? Isso quer dizer que eu posso ser ofendido em público? Isso quer dizer que eu não tenho o direito de ser uma pessoa boa? Que houvesse só um ateu no mundo, você não pode chamá-lo de bandido se ele não for um bandido, só por causa do que pensa.

Por fim ele insiste, novamente, mais uma vez, de novo, again, que bandidos que cometem crimes hediondos não tem Deus no coração. Citou o caso de pessoas que mataram um bebê. Ele não fala nada de padre pedófilo, mas se falasse provavelmente diria que, apesar de passarem anos dentro da igreja e rezando missas eles não têm Deus no coração. Por que pra ele um religioso criminoso não é um religioso de verdade.

Bom… Ele comentou sobre o modelo de processo e as instruções que a ATEA disponibiliza. Achou sacanagem nossa facilitar os ateus que se sentirem ofendidos processá-lo.

PS: Desculpa, Datena. Você disse no dia 27 de julho para os ateus não assistirem ao seu programa. Foi mal aê!

MODELO DOS TERMOS DO PROCESSO CONTRA O DATENA EM:
http://www.atea.org.br/Acao_de_indenizacao_Datena.doc

fonte;
http://ateusdobrasil.com.br/p/1901/

Nenhum comentário: